terça-feira, 4 de agosto de 2009





Ivete Sangalo
Biografia
Ivete Sangalo
Nome: Ivete Maria Dias de Sangalo
Nascimento: 27/05/1972
Origem: Juazeiro / Bahia - Brazil
Bookmark
Ivete Sangalo nasceu em Juazeiro, interior da Bahia, numa família de músicos. Começou a cantar ainda criança e, no colégio, aproveitava os intervalos para tocar violão. Nos saraus familiares, encarregava-se da percussão. Veio morar em Salvador aos 17 anos, tendo trabalhado como modelo, mas não resistiu à paixão pela música que sempre foi seu sonho.

Começou, como a maioria, tocando em barzinhos e, em seguida, realizou alguns shows em cidades do interior da Bahia, chegando a apresentar-se em Pernambuco. Na cidade natal, recebeu convite para abrir o show de Geraldo Azevedo, no teatro do centro de cultura João Gilberto.

De volta à capital baiana, foi convidada a participar de uma micareta na cidade de Morro do Chapéu. Lá conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva. Estava iniciado o reinado de Ivete na Banda Eva, com a qual lançou seis álbuns, vendendo mais de quatro milhões de cópias. Atualmente Ivete Sangalo com a carreira solo atinge a marca de 6.500.000 discos vendidos até agora. Antes, em 1992, a artista ganhou o trófeu Dorival Caymmi de melhor intérprete. A carreira solo começou oficialmente ao final da quarta-feira de cinzas de 1999, último carnaval dela com a Banda Eva. Entre abril, maio e junho daquele ano, ela gravou as 14 faixas do CD solo de estréia, Ivete Sangalo.

Em seguida, lançou Beat Beleza, começando a turnê nacional por Salvador. Ela sempre começa pela capital baiana como faz questão de frisar, no mesmo parque de exposições, onde no final de 2001 lançou o terceiro CD solo Festa.

Em agosto de 2003 lançou o quarto CD solo, Clube Carnavalesco, Inocentes em Progesso. Em março de 2004, lançou o CD MTV Ao Vivo Ivete Sangalo.


Em 2005, AS SUPERNOVAS. Como tudo que leva o toque de Ivete, o novo disco divertido, espontâneo, extrovertido, mas ao mesmo tempo sensual, como se pode ver pelas fotos e pela capa que foi inspirada em características dos anos 70 e 80.

Ivete Sangalo recebeu, em 2006, os prêmios de Melhor Cantora e de Melhor Música com a grande balada QUANDO A CHUVA PASSAR, sucesso no Brasil e em Portugal pelo Domingão do Faustão.

Ivete é eleita a personalidade do ano pela revista Isto É Gente. O Multishow ao vivo: Ivete no Maracanã é o DVD mais vendido no mundo pela gravadora Universal Music, ultrapassando a marca de 750 mil cópias vendidas, e até agora o DVD mais vendido da história da música brasileira.


Banda Eva

Ver artigo principal: Banda Eva

De volta à capital baiana, foi convidada a participar de um evento na cidade de Morro do Chapéu. Lá conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva. Estava iniciado o reinado de Ivete na Banda Eva, com a qual lançou seis álbuns, vendendo mais de cinco milhões de cópias. Em 1992, a artista ganhou o trófeu Dorival Caymmi de melhor intérprete[2].

Aos poucos a Banda Eva foi emplacando alguns hits de sucesso, como "Flores", "Beleza Rara", "Levada Louca", "Arerê", "Pegue Aí", entre outros. Em 1997 a banda entrou para história da música brasileira, lançando o álbum Banda Eva Ao Vivo, que vendeu mais de 2 milhões de cópias, transformando a banda maior sensação do país, chegando fazer cerca de trinta shows no mês. Logo o Brasil viu que a frente da banda não existia apenas uma cantora de carnaval, mais sim um grande talento. Com uma voz grave e um pouco rouca, Ivete mostrou que tinha talento de sobra, interpretando músicas do mais variados estilos, vindo a se tornar hoje a cantora de maior sucesso da atualidade.

Em 1998, no período de lançamento do álbum Eva, Você e Eu, seu último trabalho junto à banda Eva. Ivete substituiu a apresentadora Xuxa Meneghel, em seu programa Planeta Xuxa, devido a sua licença maternidade, na Rede Globo de Televisão.


A carreira solo começou oficialmente ao final da quarta-feira de cinzas de 1999, último carnaval dela com a Banda Eva. Entre abril, maio e junho daquele ano, ela gravou as 14 faixas de seu álbum solo, Ivete Sangalo. O álbum de estréia foi um sucesso! Ele teve uma tiragem inicial de 100 mil cópias, e vendeu 150 mil desde que foi lançado, há dois meses[3].

Em seguida, lançou Beat Beleza onde fez um dueto com seu ídolo, o ícone Gilberto Gil[4], além disso, o álbum contém os sucessos “A Lua que Eu Te Dei”, “Pererê”, “Empurra, Empurra”. Iniciou a turnê nacional por Salvador – Cidade que ela sempre inicia as turnês – no Parque de Exposições onde, no final de 2001, lançou o terceiro CD solo Festa. Neste mesmo ano, Ivete perde sua mãe.

A música que deu nome ao álbum caiu nas graças do povo e virou até hino do Pentacampeonato do Futebol Brasileiro. A cantora foi convocada para receber os jogadores campeões em cima de seu trio elétrico que percorreu em clima de comemoração as principais avenidas de Brasília[2][4], além de "Festa", os singles "Back At One", "Penso", "Astral", e a canção "Ruas e Rios", fizeram grande sucesso. No ano seguinte, 2002, Ivete Sangalo lançou a coletânea de sucessos Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim.

Em agosto de 2003 lançou o quarto álbum solo, Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso, produzido por Davi Moraes, onde encontramos canções com batidas pop. O single "Sorte Grande", fez enorme sucesso nas rádios e paradas musicais do Brasil, alcançando o primeiro lugar, e se tornando também a música mais executada de Ivete nas rádios de todos os tempos. A música ficou conhecida como "Poeira", devido ao seu refrão, foi cantada pela torcida do Flamengo e nas Olimpíadas de Atenas, na Grécia em 2004[4].

Em março de 2004, lançou o CD e DVD MTV Ao Vivo Ivete Sangalo, gravado no Estádio Fonte Nova em Salvador, em 21 de Dezembro de 2003, para mais de 60 mil pessoas e com a participação de grandes cantores como Tatau, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Gilberto Gil, Davi Moraes e a dupla Sandy e Júnior. O DVD vendeu mais de 700 mil unidades, sendo o DVD mais vendido no mundo entre artistas da Universal Music em 2005[4]. Ainda em 2004, Ivete conquistou grande reputação durante o Rock in Rio Lisboa, começando a conquistar seu público internacional. Voltou no Rock in Rio 2006, no primeiro dia de evento, o mais concorrido, quando fez mais de 100 mil pessoas pularem com sua música.

Em outubro de 2005[2], lançou o álbum As Super Novas, que teve de tiragem inicial a superlativa marca de 650 mil cópias e[2], em 5 de agosto de 2006 iniciou a turnê As Super Novas, com um grande espetáculo em Salvador que reuniu mais de 50 mil pessoas. Os singles "Abalou", "Quando a Chuva Passar" - sucesso no Brasil e em Portugal, "A Galera", "Chorando Se Foi" e a canção "Poder", são os grandes hits do álbum. Ainda em 2005 Ivete recebeu o Prêmio TIM de Melhor Cantora Regional e de Melhor Cantora no voto popular[2].

Em 2006, Ivete ganhou pela oitava vez o Troféu Dodô e Osmar de Melhor Cantora do Carnaval, uma espécie de Oscar do carnaval baiano, como também faturou o prêmio de Melhor Cantora do Band Folia. Durante a festa, Sangalo fez dueto com o vocalista do U2, Bono Vox.

Pode Entrar: Multishow Registro

Em 2009, grávida, Ivete lançou mais um CD e DVD Pode Entrar:Multishow Registro, álbum que foi gravado num estúdio em sua casa em Salvador contando com a participações de cantores famosos, como Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Marcelo Camelo, Saulo Fernandes, Aviões do Forró, e a sua irmã Mônica San Galo. Entre as músicas que estão em destaque no álbum Agora Eu Já Sei, Sintônia e Desejo, Teus Olhos, Na Base do Beijo, Brumário e Cadê Dalila que foi eleita a música do carnaval 2009.

Também está previsto e confirmado o projeto de seu terceiro DVD ao vivo, que será gravado no Madison Square Garden, em New York. O projeto foi anunciado originalmente para ser gravado em Novembro de 2009, porém, foi adiado para Novembro de 2010. O cantor Lenny Kravitz confirmou a participação especial no DVD da cantora brasileira durante a edição 2008 do Rock in Rio, da qual ambos os artistas participaram, ocorrida simultaneamente em Lisboa (Portugal) e Madrid (Espanha)

Ivete Sangalo foi a artista feminina que mais DVDs vendeu no Brasil em 2007. A sua música "Berimbau Metalizado" foi o primeiro single brasileiro a receber a certificação de ouro, com 50 mil downloads digitais

Voz

Sua classificação vocal é contralto.

  • Notas mais baixas: A2 (na canção "Ilumina"); C2 (na canção "A Lua Q Eu T Dei"); e Bb2("Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim")
  • Notas mais altas: C4 (no trecho "Me queira bem, durma bem, meu amor", após o solo da canção "A Lua Q Eu T Dei") e no refrão da canção "Deixo".

3 comentários:

  1. Ivetinha é poderosa...!!!tá pensando o q??Dá_lhe Ivete!!!

    ResponderExcluir
  2. Iveteeeeeeeeeee!!!vc é maravilhosa,adorooooooooooooooo.bjus

    ResponderExcluir
  3. ivete vc é a mulher que todo homem gostaria de estar com vc,um grande beijos luiz

    ResponderExcluir